Copa Kids Social de Jiu-Jitsu reuniu 148 atletas
Artes Marciais como um instrumento para formar cidadãos. Com esse objetivo a Academia Franklin Team, em parceria com a Prefeitura de Canavieiras, por meio da Secretaria da Assistência Social, promoveu no último sábado (28), A Copa Kids Social de Jiu Jitsu. O evento, realizado no Ginásio de esportes do Julia Thomson reuniu 148 atletas com idade entre três a 14 anos, oriundos dos projetos sociais esportivos de Canavieiras.
Informa o professor de Artes Marciais, Franklin Menezes, participaram da Copa Kids Social de Jiu Jitsu crianças e adolescentes da Ilha do Gado e da Atalaia, os alunos das escolas Lions Clube e Rita Braga - que participam das oficinas de artes marciais do programa do Governo Federal Mais Educação – e do Reconstruindo Campeões. Foi oferecido um lanche para todos os participantes, que sem exceção, receberam medalhas ao final do evento.
O professor de artes marciais Franklin Menezes coordena os projetos mantidos pela Secretaria da Assistência Social, através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). São cerca de 200 jovens e adolescentes, de quatro a 14 anos, que participam de diversas atividades lúdicas e esportivas, a exemplo da Jiu-Jitsu, capoeira e futebol. Segundo o professor, a prática de esportes tem sido muito importante para a evolução das crianças, em Canavieiras.
O professor conta que antes da administração do prefeito Almir Melo, não havia nenhum projeto esportivo em Canavieiras. “Ajudar esses atletas me uma satisfação muito grande, sinto-me uma pessoa melhor por levar a essas crianças momentos de lazer e sei que estou formando cidadãos. Eles melhoraram muito na escola e como pessoa. Posso dizer que podem vir a se tornar crianças e adolescentes modelos na cidade”, contou o professor, orgulhoso.
Além dos projetos da Secretaria da Assistência Social, Franklin Menezes também participa de outros programas. Um deles é foi implantado na “Ilha do Gado”, com o apoio da Prefeitura a uma das comunidades carentes da cidade. A atividade, segundo ele, é de importância fundamental na formação de caráter e os resultados têm sido gratificantes para os promotores e alunos. Outro local que recebe o projeto é a Ilha da Atalaia.
Já os alunos das escolas Rita Braga e Lions Clube participam das oficinas de Jiu Jitsu através do Mais Educação. O Programa integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como estratégia do Governo Federal, para induzir a ampliação da jornada escolar e organização curricular, na perspectiva da educação Integral. As aulas acontecem no contraturno escolar.
O professor Franklin Menezes é responsável ainda pela realização do Projeto Construindo Campeões, que tem formado crianças, jovens e adultos nas mais diversas áreas das artes marciais. O trabalho desenvolvido pelo professor é dirigido – também – para as pessoas de baixa renda que residem nos bairros mais carentes da periferia de Canavieiras, com o apoio da Prefeitura. “São vários talentos a serem descobertos e eu pretendo incentivar o máximo que eu puder. O principal segredo é aquele pilar do Jiu-Jitsu: ter perseverança”, concluiu o atleta.
Futebol - A Copa União, disputada no Estádio Pedro Menezes, foi realizada com uma partida entre os Palmeiras e Unec, com o placar WO para o Palmeiras. A Copa segue no próximo domingo, com disputas entre os times Betânia x Baba de Caju e Laranja Mecânica x Urbis. Os jogos encerrarão a primeira fase da Copa União de Futebol.
Ainda no domingo, o povoado de Ouricana (Portão de Ferro) recebeu seu 1º Torneio de Sinuca. O local também recebeu a turma do H2O, em mais um passeio ciclístico pelo interior. O próximo destino da turma dos ciclistas é o Poxim, para onde os atletas das bikes irão participar da festa do Distrito. Os ciclistas do Amigos do Pedal, por sua vez, visitaram a Ilha do Sossego, no Poxim.